top of page

O que é PPF e por que você deve ter no seu carro?

Atualizado: 16 de out. de 2022


Um bom carro é um conjunto bem equilibrado de mecânica, tecnologia e design. E a primeira impressão é sempre com os olhos, na estética do carro. Por isso, para valorizar o seu modelo, um cuidado especial com a lataria do automóvel é essencial. Para ter uma proteção garantida e eficiente.


A proteção PPF é feita com uma película adesiva que cobre a lataria do carro e oferece uma barreira contra arranhões, pequenas batidas e ações do tempo. A sigla PPF vem do inglês “Paint Protection Film”. A tecnologia do PPF automotivo é à base de um filme adesivo termoplástico transparente feito com poliuretano de alta resistência.


Proteção PPF

A principal função do PPF automotivo é proteger a pintura do carro contra ações do tempo, como desbotamento e manchas, pequenos arranhões e riscos, como aqueles naturalmente criados por poeira e pequenas pedras em estradas com o carro em alta velocidade. Além disso, a maioria dos PPF no mercado tem também uma ação repelente à água, aumentando a proteção.


Por ser à base de poliuretano, a maioria dos PPF automotivos conta também com uma ação auto-regenerativa, ou seja, com o calor, o material se reconstitui, mantendo a proteção inicial.


Por que usar PPF automotivo?

O mercado de PPF automotivo conta atualmente com uma variedade de modelos e lojas para aplicação. Os valores para colocar uma proteção PPF no automóvel pode variar de cerca de R$ 500 para aplicação parcial até R$ 40 mil para cobertura total em carros de luxo.


Portanto, a primeira escolha é a extensão da cobertura. Como o PPF automotivo é completamente transparente, é possível aplicá-lo apenas na dianteira do carro, por exemplo, que é uma área mais exposta aos arranhões e marcas do tempo.


O uso do PPF também tem a vantagem de não alterar a pintura do carro. Diferente de alguns processos de envelopamento, o PPF automotivo não altera brilho ou textura da lataria, mantendo a cor e o design originais do veículo.


A proteção PPF ainda entrega uma garantia de longa duração. O padrão do mercado é uma garantia da qualidade do material de 5 anos contra o aparecimento de fissuras, bolhas ou descoloração. Além disso, a manutenção é simples e barata, desde que feita da maneira correta, por profissionais especializados e com produtos não abrasivos, que não danifiquem a proteção da película.


A aplicação do PPF automotivo

O processo para aplicar o PPF automotivo deve ser feito por profissionais especializados, pois exige equipamentos e diversas técnicas específicas para que o procedimento tenha um resultado estético e de proteção eficientes. Verifique sempre se a empresa e os profissionais possuem certificação e experiência no ramo.


A aplicação da proteção PPF começa sempre com uma limpeza adequada da superfície do veículo, retirando gordura e resíduos que podem prejudicar o adesivo. Normalmente disponível em rolo, o PPF é recortado para ser aplicado nas partes escolhidas. A aplicação envolve uso de soluções com água desmineralizada, sabão e instrumentos que ajudam a secar, alisar e a moldar o PFF ao design do carro.


Após a aplicação, é necessária uma manutenção preventiva entre 15 e 30 dias depois, para verificar a qualidade do procedimento e evitar pontas soltas e outros problemas. Caso o usuário resolva retirar a película, o ideal é buscar uma empresa especializada e realizar um polimento após a remoção.



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page